sábado, 30 de junho de 2018

Duas do Sadi



Repontando a memória, duas tiradas do colega de “chão de fábrica” na Indústria de Pelegos Índio Guarani, em Guarani das Missões (RS), pelos idos de 2000.

Sadi e o Padre
Iniciando as inscrições para “Curso” de Noivado, está lá o Sadi com sua futura esposa, tranquilo na sua morenice em meio a “polacada”, sempre de sorriso franco, para usar o ‘lugar comum’ das nossas expressões idiomáticas...
Padre novo na Paróquia, se desdobrando com os sobrenomes do pessoal...
Woichechóswki, Andrejévski, Warpechóski e daí pra diante... Assim... Foneticamente falando ou melhor, escrevendo; não me peçam pra escrever corretamente. Até desafiei uma colega do serviço se ela conseguia escrever corretamente um sobrenome de família oriunda dessa cidade. Confiante ela topou, mas o melhor foi ver a confiança com que escreveu o nome com as consoantes todas invertidas, faltando “y”; “k” e “w” fora de ordem, mas isso já é outro “cuento”...
Voltamos ao nosso personagem, e ao Padre, que à essa altura, escrevia sofridamente no caderninho o nome dos futuros noivos, pedindo sempre que soletrassem o sobrenome.
Diante a pergunta do nome e sobrenome, o Sadi não “se sofreu”:
- Pois faça o favor, padre, anote aí meu Sobrenome:
- S – A – N – T – O – S. Sadi Santos.
Pra quê!...
 O Sadi teve que virar pro lado e conter a gargalhada ao ver o Padre se transfigurar pra um misto de cansaço e surpresa diante a tirada do grande Sadi!

Sadi e o Partido dos Trabalhadores
Contavam que o pessoal da indústria, afiliados ao Sindicato dos Trabalhadores na Indústria e seus familiares apoiaram a eleição do colega Paulo Lisyk à Câmara Municipal. O Paulo seguiu na política, trabalhando no curtume, sincronizado com uma das máquinas “brilhadeiras”, dando acabamento às peles, e também popularizando a produção da bebida típica “Mentufka”.
Mas vai que um belo dia o Fortunatti se desfilia do PT e resolve ingressar no PDT. Quem seguia o Fortunatti, também seguiu esse rumo, mas aí o Edil tinha a missão árdua de convencer sua base eleitoral à acompanhá-lo em tal mudança de sigla partidária. Mais, que continuasse fiel e garantindo votos para a próxima eleição, que já não estava muito distante.
O Paulo chega pro Sadi, pra desfiar o “verbo” e convencê-lo:
- Tu vê, Sadi, agora que o “Fortuna” foi pro partido do “Tio Briza”, nós temos que fazer o mesmo...
O Sadi nem se ressentiu, lascou sem se alterar, falando manso e calmo:
- Não Paulo... tu me “ensinou” a ser PT, e eu vou continuar a ser “PT”...
Um cara muito franco e gente boa o Sadi!  

Nenhum comentário:

Rodovias Gaúchas com alteração de Fluxo - CRBM, DAER e PRF

Link: https://www.google.com/maps/d/viewer?hl=pt-BR&ll=-28.28439367125109%2C-53.045925850387164&z=7&mid=1ZlKA__gK8tH-WY6mbDeQzlt...