terça-feira, 15 de março de 2022

Antepassados (Diário de Cecília, 1928)

 

Quarta-feira, 11 de janeiro


De manhã lavei duas blusas e seis pares de meias.


Depois sentei-me a copiar pedigrees de Jersey.


Então lembrei-me de fazer também o meu.


Contam de dona Florinda Cardoso (minha bisavó paterna), que guardava tanto dinheiro em casa que um dia o forro desabou. Contam ainda que era muito gorda e, quando morreu, não puderam retirá-la pelas portas. Dizem que saiu de casa “a pau e corda”...


O marido dela, José de Souza Brasil, recebeu do Imperador, em concessão, enorme extensão de campo, onde estão hoje as estâncias dos Minuanos, em Alegrete, correspondendo o rincão de Santa Eugênia, entre o Ibirapuitã e o Caverá.


Um pedaço desse campo ainda se conserva na família, pois nunca foi trocado por dinheiro.


É a Estância do Ibirapuitã, cujo nome em guarani também significa Pau-brasil.


E como lá não existe essa madeira, o Papai diz que, provavelmente, o primeiro proprietário deu seu próprio nome ao local, traduzido em guarani.


Dona Joana Maria Ferreira, avó de Mamãe, era filha de Lina de Jesus Silveira, rio-grandense. Segundo o que se diz, era mulher muito guapa.


Rodrigo Pereira Felício foi o primeiro Conde de são Mamede e Infesta.


E o filho dele, José Ferreira Felício, que era o pai da Mamãe, foi o segundo detentor geral desse título, (que, aliás, não acho bonito), mesmo porque, acabando-se a monarquia, os títulos também acabaram e sua perpetuação se torna ridícula.


José Smith de Vasconcelos (meu bisavô paterno) era cearense e mais conhecido por José Barateiro do que por Barão de Vasconcelos. A mãe dele era inglesa: Mary Tustin Smith.


A sua mulher, dona Francisca Mendes da Cruz Guimarães, tinha a cara chata e um ar de “braba”. Mamãe acha que eu me pareço com ela, o que muito me desgosta, pois a coitada era a mais feia de todos os meus antepassados...


Joaquim Thomaz de Belsalinas (outro bisavô), era médico, formado em Coimbra. Deixou fama de ilustrado. Possuiu só um petiço na vida, diz o Papai. Mas era o dono da marca dos três coqueiros, que hoje me pertence.


Por enquanto, só consegui marcar dois cavalos. Temo ficar nisso, pois tenho pena de marcar a Centelha, que é minha também.


Fonte: Assis Brasil, Cecília. Diário de Cecília Assis Brasil, org. por Carlos Reverbel. Porto Alegre, L&PM, 1983, p. 174/175




Capa: L&PM Editores sobre foto do Castelo de Pedras Altas, Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Rodovias Gaúchas com alteração de Fluxo - CRBM, DAER e PRF

Link: https://www.google.com/maps/d/viewer?hl=pt-BR&ll=-28.28439367125109%2C-53.045925850387164&z=7&mid=1ZlKA__gK8tH-WY6mbDeQzlt...