terça-feira, 15 de março de 2022

Instituições (Diário de Cecília, 1926)

 

Quinta-feira, 28 de abril


Guardei para mim uma das cópias da carta do papai ao dr. Reinaldo Porchat. Aqui deixo este trecho, certamente admirável:


Voltamos ao tempo em que só se escrevia por mão própria. Não há mais correio, desde que não há liberdade. Tive de esperar pela primeira oportunidade para lhe fazer estas duas linhas, que há muito estavam a mastigar o freio para irem à sua presença.


Espero o bravo deputado Libertador Batista Lusardo, que, de ida para o Rio, passará pelo meu degredo. Ele lhe levará muitos recados sobre os interessantes objetos das nossas atuais preocupações e, principalmente, um caloroso abraço e as mais vivas congratulações pelas coisas extraordinárias com as quais o prezado amigo tem recomendado o seu nome à imortalidade.


Referi-las e comentá-las é dispensável.


A bom entendeur... salut!


Quem escreveu o programa do partido Democrático?


Esse merece todo o meu aplauso. Está ali a peanha de um grande monumento.


Sem falar de outras qualidades, encantou-me a maneira de salvar as suscetibilidades doutrinárias. Entre essas, a mais séria seria a de parlamentarismo versus presidencialismo.


É assunto de que, como sabe, me venho ocupando de longo tempo.


Conhece talvez o meu livro de 1896 – Do governo Presidencial na República Brasileira. É uma longa discussão doutrinária. Não mudei de pensar; mas a observação e a reflexão têm-me feito ver que a questão foi mal posta: o que a boa razão e a sabedoria histórica mandavam, e mandam, é que não copiemos servilmente os anglo-saxões da Europa, nem os da América.


Eles próprios dão-nos o exemplo, não se copiando reciprocamente; pelo contrário, criando cada um deles o tipo de instituições porque nós brigamos.


Naquele meu livro, já deixo claro que o Brasil deve ter instituições originais.


Essa é para mim a fórmula verdadeira, com as vantagens de todas as coisas verdadeiras – de conciliar todos os espíritos sãos e justos”.


Fonte: Assis Brasil, Cecília. Diário de Cecília Assis Brasil, org. por Carlos Reverbel. Porto Alegre, L&PM, 1983, p. 104/105.




Capa: L&PM Editores sobre foto do Castelo de Pedras Altas, Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Rodovias Gaúchas com alteração de Fluxo - CRBM, DAER e PRF

Link: https://www.google.com/maps/d/viewer?hl=pt-BR&ll=-28.28439367125109%2C-53.045925850387164&z=7&mid=1ZlKA__gK8tH-WY6mbDeQzlt...