A Arte de Conviver com as Diferenças
Kélen
Kosloski
O ambiente de trabalho é onde as pessoas passam a
maior parte do seu dia e, geralmente, não cabe a nós a escolha com quem iremos
trabalhar. Cada ser humano é único, com emoções, histórias, experiências e
modelos sociais que influenciam a sua maneira de ser e de viver.
Sendo assim, precisamos aprender a conviver com os
diferentes comportamentos, tipos de humor, ideologias, formas de comunicação,
ritmos de trabalho, e muitas outras características que cada pessoa possui.
Construir e manter bons relacionamentos não é apenas importante para a
convivência entre colegas, mas em muitos casos pode contribuir
significativamente para a sua permanência no emprego.
Na prática, não se espera que todos gostem de
todos. Relacionamento interpessoal não é necessariamente amizade, e manter uma
relação cordial com os demais membros da equipe é fundamental para não colocar
em risco o clima e a produtividade organizacional. Conviver com as diferenças é
um exercício a ser praticado diariamente e que exige habilidades como
paciência, flexibilidade, humildade e, acima de tudo, respeito. Conflitos e
desafetos existem em todos os lugares, porém não devem prejudicar o
relacionamento profissional dos indivíduos.
Quando se trata de relações humanas é
imprescindível sempre pensar antes de agir. Lembre-se que o fato de sentir-se
incomodado com alguém diz mais sobre você do que sobre o outro.
Reflita se há alguma coisa que você pode fazer ou
mudar em si mesmo para contornar a situação. Desenvolva-se enquanto pessoa e
enquanto profissional e busque conviver mais com aqueles que você costuma ter
resistência. Essa atitude ajuda a enxergar traços de personalidade às vezes
invisíveis e, consequentemente, a entender determinados hábitos e atitudes dos
outros. Invista tempo e disposição para aprender a conhecer os colegas. Num
momento de conflito, esse conhecimento poderá auxiliar no entendimento do que
pode estar por trás de determinadas ações e a escolher a melhor maneira de
agir.
Sabemos que cada conflito em que nos envolvemos
deve ser resolvido o mais breve possível para evitar maiores prejuízos, tanto
para as pessoas quanto para a organização. E, independentemente dos motivos e
particularidades de cada situação, nunca devemos levar a questão para o lado
pessoal. Conversar pessoalmente e objetivamente com as pessoas envolvidas
ajudará na reflexão do que isso está representando no dia a dia do trabalho e
nas possíveis atitudes que poderão ser tomadas para resolver os problemas ou,
pelo menos, para minimizar os danos.
Saber lidar com pessoas diferentes de nós é um
desafio constante e fundamental para o crescimento de qualquer profissional. Os
relacionamentos interpessoais possuem uma imensa complexidade, o que justifica
o fato de as pessoas estarem buscando, cada vez mais, desenvolverem essa
habilidade. Além disso, a qualidade das nossas relações influencia diretamente
em nossa saúde física, mental e emocional. Não existe uma receita pronta para
se relacionar com os outros, mas podemos melhorar a qualidade dos nossos
relacionamentos através, principalmente, do autoconhecimento, da maturidade
emocional e da capacidade de compreender e ser compreendido. As diferenças
entre as pessoas existem e sempre existirão, e uma boa equipe de trabalho é
composta por membros diferentes que se complementam para alcançar objetivos
maiores.
Kélen
Kosloski é proprietária da empresa Prospere
Disponível
em: http://www.anoticia.com/noticias/geral/id/17017/arte-de-conviver-com-as-diferencas.html
Acesso:
30/06/2018
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