segunda-feira, 14 de março de 2022

Retorno ao Castelo (Diário de Cecília, 1928)

 

Domingo, 18 de março


Papai e Mamãe retornaram a Melo. Dona Faustina, Seu Manoelito e eu vamos amanhã a Pedras Altas.


Papai me mandou fazer os buçais e preparar os tourinhos que vão seguir para o Rio. Esse o motivo de nosso passeio a Pedras Altas.


Comprei 50 metros de soga na ferragem do Custódio Magalhães, ficando horrorizada quando soube que custava 104 mil réis. Tinha levado na carteira só 50, não pude pagar, mas felizmente deram-me crédito.


Pedras Altas, terça-feira, 20 de março


Meu afilhado jorge veio visitar-me e ajudou-me a juntar o cisco, à medida que eu ia varrendo a casa. A limpeza era só por descargo de consciência, pois serão precisos meses para a casa ficar como era antes da Revolução.


Dona Faustina e Seu Manoelito passaram o dia se entretendo em olhar a grandeza e decadência da Granja.


Eu fiquei no meu posto, junto ao fogão, fazendo abobrinhas recheadas e galinha ensopada com verduras.


Depois do almoço desci à biblioteca e fiquei horrorizada com a desordem, vendo livros atirados pelo chão e em cima das cadeiras.


Eram os livros que o sr. Capistrano de Abreu nos mandara, poucos dias antes da Revolução. Os provisórios abriram o caixão e se divertiram em esfarrapar as brochuras do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.


Encontrei um dos móveis furados à pua, não sei com que intenção. A cômoda da Mamãe foi arrombada à alavanca pelos provisórios do coronel Hipólito.


Tirei algumas fotografias dos estragos, inclusive da janela que, depois de arrombada, não se conseguia fechar. Houve uma noite em que, a bem dizer, dormíamos de casa aberta. Mas eu acomodava o meu Prestes (nome dado ao seu revólver) em baixo do travesseiro, para “alguma precisão”.


Restou um único castiçal na casa: o que o Papai trouxe como lembrança de Jerusalém.´




Fonte: Assis Brasil, Cecília. Diário de Cecília Assis Brasil, org. por Carlos Reverbel. Porto Alegre, L&PM, 1983, p. 184/185/186.


Capa: L&PM Editores sobre foto do Castelo de Pedras Altas, Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Patrimônio Ferroviário no Rio Grande do Sul (Livro)

 Inventário das Estações (1874 - 1959) Downloads - 014 Livro Patrimônio Ferroviário no RS (4 partes em PDF) http://www.iphae.rs.gov.br/modGe...