sexta-feira, 14 de abril de 2023

Mangueira de Falsidades (Patrícia Campos Mello)


Ou firehose of falsehoods.

Trata-se da disseminação de uma informação, que pode ser mentirosa ou enviesada, em um fluxo constante, repetitivo, rápido e em larga escala. As pessoas são bombardeadas de todos os lados por uma informação, e a repetição lhes confere a sensação de familiaridade com determinada mensagem. A familiaridade, por sua vez, leva o sujeito a aceitar certos conteúdos como verdadeiros.

Com a mídia profissional desacreditada, essas narrativas saturam a atenção das pessoas, que ficam isoladas em suas bolhas de informação.

Desinformação viraliza. Isso decorre de uma característica humana e do funcionamento dos algoritmos das redes sociais. As pessoas se envolvem mais com notícias e informações que despertem emoções fortes como revolta e ódio. Indignação gera engajamento na internet. Quanto mais engajamento – curtidas, compartilhamentos -, mais o algoritmo das redes dá destaque e alcance.

Funciona da mesma maneira com declarações chocantes, mentiras descaradas ou a chamada “lacração”. Muitos políticos sabem que esse tipo de conteúdo vai viralizar e se tornar cortina de fumaça, ofuscando notícias negativas, muitas vezes verdadeiras, que eles não querem que ganhe destaque.

Mas, como diz a jornalista Maria Ressa, prêmio Nobel da Paz, “sem integridade dos fatos, não há democracia”.

Nesse ecossistema paralelo, aqueles que têm opiniões divergentes ou votam em candidatos diferentes são encarados como inimigos que precisam ser exterminados.

Por isso, o combate à desinformação é uma questão existencial.


Adaptado do original.



Fonte: Biló, Gabriela, Medo e Delírio e Pedro Inoue. Organização Daniel Lameira. A verdade vos libertará: 2013-2023. 1. ed. São Paulo: Fósforo, 2023.

Nenhum comentário:

Rodovias Gaúchas com alteração de Fluxo - CRBM, DAER e PRF

Link: https://www.google.com/maps/d/viewer?hl=pt-BR&ll=-28.28439367125109%2C-53.045925850387164&z=7&mid=1ZlKA__gK8tH-WY6mbDeQzlt...