quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Differença de Ladrões a Ladrões (PADRE ANTONIO VIEIRA/Cabrião)


O ladrão que furta para comer, não vae nem leva ao inferno; os que não só vão, mas levão, de que eu trato, são outros ladrões de maior calibre, e de mais alta esphera, os quaes, debaixo do mesmo nome e do mesmo predicamento, distingue muito bem S. Basilio Magno: não são só ladrões, diz o sancto, os que cortão bolsas, ou espreitão os que se vão banhar, para lhes colher a roupa; os ladrões que mais e dignamente merecem este titulo, são aquelles a quem os reis incommendarão os exercitos e legiões, ou o governo das provincias, ou a administração das cidades, os quaes, já com manha, já com força, roubão e despojão os povos.


Os outros ladrões roubão um homem, estes roubão cidades e reinos; os outros furtão debaixo do seu risco, estes sem temor, nem perigo; os outros, se furtão são inforcados, estes furtam e inforcão.


Diogenes, que tudo via com mais aguda vista que os outros homens, viu que uma graude tropa de varas e ministros de justiça levarão a inforcar uns ladrões, e começou á bradar: « lá vão os ladrões grandes a inforcar os pequenos. »


Ditosa Grecia, que tinha tal prégador! E mais ditosa as outras nações, se nellas não padecera a justiça as mesmas affrontas! Quantas vezes se viu em Roma ir a inforcar um ladrão por ter furtado um carneiro, e no mesmo dia ser levado em triumpho um consul ou dictador, por ter roubado uma provincia! E quantos ladrões terião inforcado estes mesmos ladrões triumphantes? De um chamado Seronato disse com discreta contraposição Sidonio Apollinar: Seronato está sempre occupado em duas cousas: em castigar furtos, e em os fazer. Isto não era zelo de justiça, senão inveja. Queria tirar ladrões do mundo, para roubar elle só!


PADRE ANTONIO VIEIRA.


Fonte: Cabrião: semanário humorístico editado por Ângelo Agostini, Américo de Campos e Antônio Manoel dos Reis: 1866-1867. Ed. fac-similar/introdução de Délio Freire dos Santos. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado: Arquivo do Estado, 1982, p. 111.


Reprodução fac-similar do original de 51 fascículos, publicado em São Paulo no período de 30 de setembro de 1866 a 29 de setembro de 1867.

Nenhum comentário:

Rodovias Gaúchas com alteração de Fluxo - CRBM, DAER e PRF

Link: https://www.google.com/maps/d/viewer?hl=pt-BR&ll=-28.28439367125109%2C-53.045925850387164&z=7&mid=1ZlKA__gK8tH-WY6mbDeQzlt...