quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Epistola Amorosa. (Cabrião)


ELEITA de minh'alma.


Ha um « quatrienio » que uma paixão ardente traz-me em continua « cabala » para que eu deponha na « parochia » de voss'alma a adoração soberana que, em segredo vos tenho « votado ». Hoje porem, que a par d'aquelle appareeu-me, em « carga cerrada » o sentimento do desespero formando uma « duplicata » horrivel e perigoza para minha existencia, vejo-me collocado na melindrosa « situação» de dirigir-vos esta « cedula », filha « genuina » do meu pensar, para que a vossa resposta venha tirar-me da incerteza em que vivo de ser ou não um « fosforo » ante a « urna » de vosso peito.


Sim, minha querida, é a vossa imagem unicamente que trago gravada na « chapa » do meu coração, e acreditai que todo o meu « desideratum » resume-se em um doce hymineu que venha inaugurar uma verdadeira « conciliação » entre a minha e a vossa vida.


Peço-vos que acrediteis na puresa das palavras que vos dirijo, e que « apurando-as » devidamente » não convertais a santidade dos « principios » que as ditão, em « arguciósa politica » empregada pelo méro desejo de fazer « triumphar » a « candidatura » que ora manifesto á posse de vossa mão. « Violentar » por semelhante fórma o « vosso voto » em favor de « minha causa » seria procceder indignamente!! Aguardo pois o resultado de vossa decisão na certeza de que julgar-me-hei o mais feliz dos homens se por ventura conhecer que sou « eleito » pelo « circulo » de vosso coração, e o mais desgraçado dos mortaes se uma « derrota » vier convencer-me de que sou uma nihilidade, « politicamente » fallando.


Vosso candidato natural.


X.


Fonte: Cabrião: semanário humorístico editado por Ângelo Agostini, Américo de Campos e Antônio Manoel dos Reis: 1866-1867. Ed. fac-similar/introdução de Délio Freire dos Santos. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado: Arquivo do Estado, 1982, p. 119.


Reprodução fac-similar do original de 51 fascículos, publicado em São Paulo no período de 30 de setembro de 1866 a 29 de setembro de 1867.

Nenhum comentário:

Rodovias Gaúchas com alteração de Fluxo - CRBM, DAER e PRF

Link: https://www.google.com/maps/d/viewer?hl=pt-BR&ll=-28.28439367125109%2C-53.045925850387164&z=7&mid=1ZlKA__gK8tH-WY6mbDeQzlt...