domingo, 9 de outubro de 2022

Honório Lemes e Carlos Reverbel

 

Tenho um ilustre confrade que vive dizendo que, depois de classificar e fichar sua enorme biblioteca, vai produzir diversas obras-primas no campo das ciências sociais aplicadas à problemática rio-grandense, de Sepé Tiaraju a Honório Lemes.


Por falar no Tropeiro da Liberdade, li outro dia a frase que lhe foi atribuída, dizendo que o Rio Grande “precisava de leis que governem os homens e não de homens que governem as leis”.


Como conheci de perto o velho Honório, na casa de meu pai, tendo lhe alcançado a cuia, muitas vezes, em rodas de mate de que ele fazia parte e, assim, acompanhado de sua palestra de homem rústico e iletrado, acho a frase muito intelectualizada para ter saído de sua boca, na forma em que está burilada.


Gostaria, por isso, de descobrir a fonte bibliográfica de onde essa frase foi retirada. Talvez o consiga, sem precisar sair de casa, mas só depois de dispor as coisas de modo a poder consultar a minha coleção de livros.


Capa: Tânia Porcher

Foto: Jorge Rolla



Fonte: Reverbel, Carlos. Barco de papel. Porto Alegre: Editora Globo S.A., 1978, p. 180/181.

Nenhum comentário:

Rodovias Gaúchas com alteração de Fluxo - CRBM, DAER e PRF

Link: https://www.google.com/maps/d/viewer?hl=pt-BR&ll=-28.28439367125109%2C-53.045925850387164&z=7&mid=1ZlKA__gK8tH-WY6mbDeQzlt...